terça-feira, 6 de agosto de 2013

O significado da Transfiguração de Cristo

      Hoje, 06 de agosto, a Igreja vive a Transfiguração de Cristo! Mas afinal, o que significa a Transfiguração do Senhor? Antes de irmos aos significados, vamos nos aprofundar no Evangelho de São Mateus.
      "Seis dias depois, Jesus levou consigo Pedro, Tiago e João, Seu irmão, e os fez subir a um lugar retirado, numa alta montanha. E foi transfigurado diante deles: Seu rosto brilhou como o sol e Suas roupas ficaram brancas como a luz. Nisto apareceram-lhes Moisés e Elias, conversando com Jesus. Pedro, então, tomou a palavra e Lhe disse: 'Senhor, é bom ficarmos aqui. Se queres, vou fazer aqui três tendas: uma para Ti, uma para Moisés e outra para Elias'. Ainda estava falando, quando uma nuvem luminosa os cobriu com sua sombra. E, da nuvem, uma voz dizia: 'Este é o meu Filho amado, n'Ele está meu pleno agrado: escutai-O!' Ouvindo isto, os discípulos caíram com o rosto em terra e ficaram muito assustados. Jesus se aproximou, tocou neles e disse: 'Levantai-vos, não tenhais medo'. Os discípulos ergueram os olhos e não viram mais ninguém, a não ser Jesus. Ao descerem da montanha, Jesus recomendou-lhes: 'Não faleis a ninguém desta visão, até que o Filho do Homem tenha ressuscitado dos mortos'." (Mateus 17, 1-9)
      Na Transfiguração, Jesus vem nos mostrar que a Cruz é o caminho para a glória. A Transfiguração é a glória do Senhor. Quando Deus nos enviou Jesus Cristo, Ele O enviou com a nossa forma humana e Cristo teve fome, sede, etc, assim como nós temos. Quando Pedro confessou, inspirado em Deus, que Jesus é o Cristo, Jesus passou a mostrar a Sua glória divina (cf. CIC 554-555). O Catecismo Jovem (YouCat), no número 93 nos diz: "A Transfiguração de Cristo deveria mais tarde ajudar os discípulos a compreender a Sua morte e a Sua ressurreição".
      A festa da Transfiguração é uma celebração de sentido pascal e acontece antes da Morte de Jesus, com a "finalidade de fortificar a fé dos apóstolos em vista da Paixão" (CIC 568).
      Jesus na Sua glória nos faz seres humanos melhores. Deus, na Transfiguração de Cristo, nos revela o sentido da morte de Jesus na Cruz. A meta do cristão é a transfiguração de sua fragilidade pela obediência da fé. O batismo e a presença do Espírito Santo nos transfigura a Cristo e como São Paulo, somos chamados a clamar e a afirmar "eu vivo, mas não eu: é Cristo que vive em mim" (Gálatas 2, 20a). Jesus Cristo é o nosso propósito de vida, por isso que na oração nos transfiguramos a Cristo, é na oração que temos o nosso encontro com Jesus.
      E para concluir esta reflexão, deixo para todos uma frase de São João da Cruz que nos leva ao sentido da Transfiguração: "Quem não busca a Cruz de Cristo não busca a glória de Cristo".
      Deus os abençoe!

Soraia Camila, 06 de agosto de 2013
   

Um comentário:

  1. God is love!

    Catholic blogwalking

    http://emmanuel959180.blogspot.in/

    ResponderExcluir